Fotógrafa, artesã, youtuber, escritora, estudante. Artista. Essa é a Dê, também conhecida como Denise Maria de Oliveira Silva, nome que utiliza para assinar suas obras. Ela faz tudo isso e mais um pouco, comunicativa que só, fala mais que a boca, às vezes acho que não dá nem tempo para respirar. Estar com ela é sempre uma experiência, a cada hora uma nova face. Seus desenhos demonstram tudo que quer passar… “Os olhos são a porta da alma” diz de uma de suas criações, que transparece o que cada um carrega dentro de si, em uma das dinâmicas proposta pela professora de Arte e Cultura do curso de Comunicação. Suas fotografias tão criativas, sempre  capturam a alegria e ansiedade de cada grávida, a felicidade dos familiares e registra cada momento que considera importante em um de seus muitos ensaios fotográficos. Já como youtuber, se dedica a gravar conteúdos do seu agrado, que falam sobre a vida, vlogs do seu dia a dia como estudante e até mesmo de seus artesanatos que transbordam sua criatividade, como a bolsa que fez de sacolinha de mercado.

— “Você quer uma? Tenho várias em casa”, me oferece a bolsa de sacola plástica na aula de Radiojornalismo, com sorriso largo e dentes alinhados que estão a todo momento à mostra.

A Dê é alegria e entusiasmo, iniciou mais de três cursos, psicologia, pedagogia e outro que não me lembro, mas só de pensar na ousadia e na coragem de começar todos esses cursos (na verdade  não consigo nem imaginar)… É uma inspiração.

Com seu rosto jovial, nem aparenta ter a idade que tem, é sempre uma surpresa para quem pergunta de primeira.

— Quarenta e três, não acredito! É o que muitos dizem.

Teve tantas experiências, que nem posso imaginar, mas que com certeza  levo todos os conselhos que pode dar.

Estar com a Dê é sempre divertido, entre uma risada ou outra, uma fofoca, ou uma reclamação sobre os trabalhos e as aulas. Essa é a Dê, com a câmera do celular aberta sempre gravando. E mais uma vez Dê demonstra tanta alegria no seu ser que cativa cada um que a conhece.