“O que você quer ser quando crescer?” é a pergunta mais clássica que se escuta quando se é criança. A resposta pode variar entre astronauta, modelo, jogador de futebol, mas a de Graziele Aparecida da Silva Vieira, sempre foi ‘ser professora’. A viçosense, de 38 anos, desde pequena gostava de cuidar de todos, principalmente nas brincadeiras de escolinha. 

Grazi só não esperava que esse sonho fosse adiado por um tempo, já que engravidou quando tinha apenas 16 anos, tendo sua primeira filha, Gabi. A atual diretora da Escola Estadual Raul de Leoni conta que, após passar por uma fase de situações difíceis e desafiadoras, conseguiu se graduar em Pedagogia, em 2009, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

A mulher forte que Grazi se tornou persiste em um de seus maiores desafios como educadora: Fazer com que os jovens vejam a importância da educação básica. 

Mãe, professora, supervisora pedagógica e atualmente diretora, ela possui sempre um lema: “a metodologia do amor e afeto”. Para Grazi, o melhor jeito de lidar com os alunos é com carinho, empatia e atenção, como oferece à suas duas filhas, Gabi e Carla. Assim, acredita que a educação será mais significativa para os jovens, com um ambiente confiável e diferenciado para a arte de aprender lições de sala e da vida.