“Vem aqui em casa tomar café da tarde e conversar”. Esse é o convite que recebo de Ester Andrade quando digo que quero fazer seu perfil jornalístico.Quando chego sou recebida com abraço,acolhimento e muita simpatia,características que mais tarde descubro serem as principais da minha entrevistada.

Ester começa sua história dizendo ser a caçula de oito irmãos,e,como sua mãe sempre trabalhou em sítios,eles já moraram em diversas cidades e estados à procura de terras melhores. Nascida no Paraná,se mudou muito nova para Socorro, tendo então o estado de São Paulo no seu registro de nascimento.Viveu em  Vitória (ES),onde conheceu a praia e aproveitou sua infância,em Campinas (SP)e em Aracaju (SE),mas nutre um carinho maior por Sorocaba (SP),onde de fato plantou suas raízes. Atualmente está se descobrindo em Viçosa,cidade que sua filha escolheu para fazer faculdade.

Quando soube que vinha morar aqui, a vontade de trabalhar no restaurante universitário (RU) da UFV começou a crescer no seu coração. Desde que passou no processo de seleção, se vê apaixonada pelo seu ambiente de trabalho e pelos estudantes que conhece todos os dias: “Sirvo todos os alunos como se fossem meus filhos,e ainda tenho o privilégio de ficar perto da minha filha e saber que ela come comida de qualidade. Eles me chamam de tia e desabafam sobre a vida deles,então é impossível não me preocupar, não criar laços e não querer fazer o meu melhor”.

Apesar da sua rotina corrida, com seus dias começando às seis da manhã e com a grande responsabilidade de fazer parte do setor de salada do RU, Ester não dispensa momentos de lazer. Inclusive, já recebeu em sua casa algumas calouras de jornalismo que tiveram o privilégio de comer o cachorro quente paulista,com muito purê, feito por ela mesma.

Ester é admirável. Mais do que cuidar da salada e servir nossos pratos, ela presenteia todos que passam pelo RU com carinho, simpatia e empatia. Uma mulher forte, amiga, acolhedora, que vê na sua filha, Gabrielle,sua maior conquista, sua melhor amiga e seu maior motivo para lutar. Ela me disse que o maior segredo da vida é viver com leveza.Ter positividade para encarar nossos problemas, acreditar em Deus e ser sempre leve. É notório o quanto levou essa filosofia de vida à sério, já que torna o caminho de todos que a conhecem mais fácil e feliz.