segunda-feira, maio 6

Legado musical de Luciane Borges em Viçosa

Por Renata Nunes e Thaís Brunelli

Conheça a trajetória de Luciane Borges, a professora que impulsionou o ensino da música na cidade de Viçosa-MG.

Com grandes influências musicais em sua família durante a infância, a mineira Luciane Borges aprendeu a tocar teclado aos 12 anos de idade, quando iniciou seu primeiro curso de instrumento. Ainda na adolescência, por volta dos 14 anos, começou a dar aulas particulares para jovens do coral de Além-Paraíba (MG), sua cidade natal. Nascia ali o desejo de ensinar música.

O início

De 2000 a 2010, Luciane contribuiu bastante no processo de aprendizagem musical em Viçosa. Durante todos os anos morando na cidade, além da inserção no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ela atuou como professora de música particular e se envolveu em parcerias no ramo da música. Nesse cenário, firmou laços com a comunidade local, fez vários amigos e fortaleceu ainda mais o seu trabalho e sua identidade musical.

O primeiro envolvimento foi na “Casa de Cultura de Viçosa” em 2000. Localizada em frente ao banco Bradesco, a Casa de Cultura de Viçosa oferecia preços populares aos interessados em aprender música, tornando a atividade mais inclusiva. A musicista recebia alunos de classe, raça, gênero e localização geográfica totalmente distintos:

Sempre envolvida com a inserção de pessoas no mundo da música, Luciane promovia eventos culturais para a comunidade no “calçadão” e nas praças da cidade. A cooperação entre a turma durante as aulas e eventos despertava entusiasmo na professora:

“Eu comecei a ver alunos mais avançados ensinando, naturalmente, os alunos em níveis iniciais. Tinha muita troca, muita preparação de recital”, lembra a docente.

Luciane Borges

Em 2001, Luciane deu início às aulas de teclado e teoria musical na Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UFV, localizada na Vila Gianetti. A proposta da atividade contemplava servidores, estudantes e toda a comunidade viçosense. Lá, ela recebeu vários alunos, mas o projeto foi finalizado rapidamente em razão de uma greve que aconteceu na cidade.

Criação da Loja Bemol

Ainda naquele ano, após realizar ajustes em sua agenda devido às demandas da graduação em Pedagogia, Luciane fundou a Escola de Música Bemol. O projeto nasceu da necessidade de acomodar os alunos para que pudessem assistir às aulas, que, no primeiro momento, aconteciam na casa dela.

De acordo com a musicista, os moradores de Viçosa e região procuravam pelas lições e questionavam se ela tinha instrumentos e partituras. O interesse da comunidade foi tamanho que acabou motivando a professora a correr atrás de uma sala comercial para trabalhar em um espaço adequado. Essa iniciativa levou à criação da “Loja Bemol”, que tinha o objetivo de ampliar a oferta de materiais para estudantes e músicos.

Loja Mineira do Músico: uma nova etapa musical

Posteriormente, a pedagoga descobriu que já havia uma “Loja Bemol” no mercado e, depois de muito pensar em uma nova expressão que imprimisse a essência da artista, ela chegou no conceito de “música mineira”. Assim surgiu o seu novo projeto: A Loja Mineira do Músico.

Há 16 anos no mercado de Juiz de Fora (MG), a Loja Mineira do Músico promove a aprendizagem musical de modo que a pedagogia, a música e a qualidade de vida estejam interligadas.

No empreendimento de Luciane, o foco é oferecer partituras e playbacks de boa qualidade para os estudantes e profissionais da música. As partituras dizem respeito aos instrumentos e gêneros musicais, tais como teclado, piano, violino e os gêneros sertanejo e MPB. Para legitimar a qualidade do trabalho, o site da loja menciona as avaliações feitas por clientes desde o ano de 2017, destacando a preponderância de opiniões positivas.

Legado em Viçosa e região

Durante sua passagem por Viçosa e Região, Luciane colecionou vários amigos, colegas de profissão e alunos que se lembram dela com carinho. 

Sua ex-aluna Inês Vitarelli reside em Viçosa (MG) e iniciou a aprendizagem de piano quando já tinha mais de 70 anos. Como a idade não é empecilho para fazer arte, Inês resolveu se aventurar com o piano seguindo os ensinamentos de Luciane. Visivelmente saudosa, a estudante reflete sobre o laço que criou com a professora:

“Eu tinha o número dela anotado, mas perdi quando estava andando na rua e isso me deixa muito pesarosa. Tive que parar de fazer aulas, mas ela era uma excelente professora”

Inês Vitarelli

Sua amiga, ex-aluna, colega de trabalho e também musicista, Karine Castelano, fala sobre as experiências que compartilhou ao lado de Luciane Borges durante o período em que estiveram juntas na cidade:

“Sempre aprendi muito com Luciane. Ela sempre tratava os colaboradores com muito carinho, respeito, ensinava tudo o que sabia. Explicava dez vezes, de diferentes formas se fosse necessário. Ela é uma profissional ética, dedicada, comprometida e que ama o que faz. Sempre entrega o melhor aos seus clientes e alunos. É uma inspiração para mim!”

Karine Castelano

Depois de espalhar música por todos os cantos de Viçosa, Luciane Borges deixa sua marca em mais um espaço musical, passando pelos “Trilhos da Música”.

Por Renata Nunes e Thaís Brunelli

Ouça a matéria:

2 Comments

  • Fico imensamente feliz e agradecida por esse convite em fazer parte do Nos trilhos da Música, e poder visitar Viçosa através das memórias e entrevista feita pelas brilhantes alunas do curso de Jornalismo da UFV: Renata Nunes e Thaís Brunelli.
    A reportagem chegou bem na semana em que a Escola de Música em Viçosa fazia aniversário! Em cada 06 de julho, no meu coração é aniversário de toda essa gente que tem na música uma paixão, que tem sede de aprender, de fazer arte e música, e que tive a alegria de conviver. Agradeço muito à Viçosa pela acolhida, à UFV e ao curso de Pedagogia que tanto preparou minha atuação. Sempre que posso, volto a Viçosa e passo uma semana, dez dias revisitando. Um abraço em vocês! Me emocionei aqui com os depoimentos. Obrigada! Sempre a disposição.

    • thaisbrunelli

      Olá, Luciane! Agradecemos pela disponibilidade e interesse em somar com a gente! Foi um prazer imenso conhecer mais sobre a sua história e todo o esforço que fez para ampliar o acesso à música em Viçosa e região. Continue brilhando Brasil (e mundo) afora! Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *