Você está visualizando atualmente Top 5 melhores músicas de Mamma Mia!

Top 5 melhores músicas de Mamma Mia!

Talvez você pense que encontrar as “melhores” entre opções igualmente perfeitas seja impossível. Bem, realmente foi!

Que Mamma Mia! é um dos musicais mais famosos em todo o mundo não há dúvidas, a mistura entre atores maravilhosos, sucessos da ABBA e paisagens exuberantes da Grécia não poderia resultar em algo menor do que o sucesso extremo da produção e se você não sabe do que estou falando, gostaria de te perguntar: em que planeta você vive?

Brincadeiras à parte, se você não faz ideia do que é Mamma Mia!, aqui vai um breve resumo: esse é um filme de 2008, baseado em um musical da Brodway de mesmo nome. Através de famosas músicas do grupo sueco ABBA, a história se desenrola na ilha grega de Kalokairi, onde Sophie (Amanda Seyfried) que está prestes a se casar e tem o sonho de conhecer seu pai, acaba enviando convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard), ex-amantes de sua mãe Donna (Meryl Streep). Sophie só não contava com o fato de que nem mesmo sua genitora realmente soubesse qual deles era seu pai.

Como todos os outros do seu gênero, o filme se desdobra através de “clipes musicais” que se mesclam a história e ao desenrolar de cada cena. Entretanto, a fotografia impecável de Mamma Mia, assim como a felicidade (ou outras emoções) que emana dos atores e das músicas, trazem para o longa uma magia diferente de qualquer outro. Dessa forma, talvez você possa imaginar o quão difícil foi escolher apenas cinco dentre tantas cenas musicais presentes no filme. Mas eu tentei, sofri bastante e ofereci o meu melhor, com dor por aquelas que ficaram para trás. Enfim! Sem mais delongas, minha lista de cinco melhores músicas de Mamma Mia!

5 – Voulez-Vous

Para conseguir escolher apenas cinco, precisei encontrar um motivo especial para cada uma, no caso de Voulez-Vous este motivo foi a coreografia. É claro que, além disso, a cena também transborda emoções sem igual, ela consegue ser feliz e angustiante ao mesmo tempo, exatamente a forma como Sophie deveria estar se sentindo no momento, acredito eu. 

A canção entra na história justamente durante a despedida de solteira de Sophie. Como de costume, lá há apenas mulheres, até que Sky (seu noivo) e os rapazes decidem invadir o local, cada qual atrás de sua parceira, iniciando uma dança alucinante e que quase lembra um ritual. Tudo seria apenas alegria, se Sophie não fosse pressionada no momento pela declaração de três paternidades ao mesmo tempo.

4 – Does Your Mother Know

O motivo para a escolha de Does Your Mother Know é simplesmente o quão cômica toda essa cena consegue ser. Se você já assistiu ao filme, com certeza deve amar a Tanya tanto quanto eu e também deve rir muito em todos os momentos da sua estranha “relação” com Pepper. A história da tiazona rica e que procura pelo próximo marido milionário para dar o golpe do baú, mas acaba se tornando alvo dos desejos mais púberes de um jovem da ilha. A maneira confiante e, ao mesmo tempo, hilária como Tanya leva toda situação não poderia ser melhor e mescla-se perfeitamente à música. 

3 – Slipping Through My Fingers

Bem, o motivo não poderia ser mais claro: lágrimas, lágrimas e lágrimas. Já cheguei a pensar ser um motivo pessoal, mas descobri que não sou a única. De qualquer forma, poucas outras cenas entre familiares foram capazes de me emocionar tanto quanto esse momento entre Donna e Sophie. 

Nessa cena, fica claro, mais uma vez, as atrizes espetaculares que são Amanda Seyfried e Meryl Streep, há sentimento ali, um sentimento quase palpável. Você realmente sente um amor incondicional de mãe e filha e mais, o medo da perda em ambas às partes. 

Para completar, a atmosfera e letra da canção te transportam a um passado que nem ao menos é mostrado, você se conecta com a relação das duas mais do que durante todo o filme; você quase consegue enxergar aquela Donna adolescente, tendo de cuidar de uma filha sozinha, amando, protegendo, crescendo junto da criança e, agora, vendo-a ir embora. Somado ao fato de Sophie, enfim, perceber que não precisava de um pai para levá-la ao altar, ela tinha uma família, ela tinha uma mãe. Apenas lágrimas.

2 – Lay All Your Love on Me

Ah, Sophie e Sky… que química, que cena, que casal. Não há muito o que falar sobre essa escolha. O motivo? São tantos que eu nem saberia dizer, engloba um pouco de tudo. Os sentimentos estão jogados na tela, os atores arrasam, as paisagens são de tirar o fôlego, a música se encaixa perfeitamente como uma conversa entre os dois, os dançarinos fazem uma das danças mais bobas de todo o filme. Nada poderia ser melhor! 

Quer saber três curiosidades sobre essa cena? Eu mesma, a louca por Mamma Mia, vou te falar: 1) Amanda Seyfried e Dominic Cooper namoravam nessa época, então, talvez a química incrível nem esteja tão ligada à atuação assim; 2) Estava fazendo muito frio no dia dessa gravação e cada um desses atores sofreu bastante; 3) Essa cena é responsável por 99,9% das descobertas bissexuais no mundo! Ok, talvez eu tenha inventado essa última. 

1 – Dancing Queen

Não há dúvidas de qual música deveria ocupar o primeiro lugar nessa lista disputadíssima. A cena de Dancing Queen é, muito provavelmente, a mais conhecida de todo o filme e não há quem já tenha visto esse clipe sem querer morar dentro dele, mesmo que só por um tempinho.

Em Dancing Queen tudo encanta! As paisagens, a fotografia maravilhosa, o sentimento profundo de amizade e os vários outros sentimentos deliciosos que são despertados durante os minutos de duração; o amor à Donna sendo redirecionado à toda mulher que um dia já foi jovem e um dia já se sentiu como uma verdadeira rainha (e ainda é). 

Não há palavras para descrever o quão linda é essa cena e a maneira como ela conseguiu tornar o clássico mais famoso da ABBA em algo ainda mais especial!

BÔNUS – Take A Chance on Me + A fonte de Afrodite

Não, eu não consegui cumprir minha promessa e aqui vai mais um! 

É fácil perceber que Take A Chance on Me é uma das músicas mais cômicas de todo o filme e se encaixa perfeitamente ao fim da trama, assim como ao fim desse Top 5, mas venho aqui dar ênfase a um dos momentos mais simples e mais mágicos de Mamma Mia: a “descoberta” da fonte de Afrodite. Não, essa não é uma música, é a cena que começa à partir do minuto 1:34 desse vídeo. 

Mas qual é essa história? Como já dito, o filme se passa na Grécia e havia rumores de que o hotel em que Donna vivia e trabalhava fora construído em cima de uma antiga fonte dedicada à deusa grega do amor e da sedução: Afrodite. Entretanto, Donna sempre levou aquilo como uma bobagem e conto de fadas. 

No início do filme, um pedaço do chão do hotel de racha e, agora, no fim, enquanto todos pulam muito felizes, essa abertura se rompe ainda mais, revelando nada menos do que uma água jorrante e incessante. Um fonte? Talvez sim, talvez não. O importante é que, no exato momento, a deusa é relembrada e, mesmo que aquela não seja sua famosa fonte, o amor incontrolável transmitido por toda a cena quase jorra também para fora da tela. É sem dúvida, meu momento favorito. 

Comentários