Sobre 2018-06-13T04:52:46+00:00

SOBRE

O jornal-laboratório OutrOlhar nasceu em 2003, apenas dois anos depois da criação do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa. Nesses 15 anos de existência, o OutrOlhar cresceu, se reinventou e se consolidou dentro do meio acadêmico. Em sua fase inicial, a elaboração do jornal era uma atividade facultativa para os alunos do curso e só a partir de 2005 passa a ser uma produção obrigatória, veiculada às disciplinas de “Atividades Programadas de Jornalismo Impresso” e “Edição”.

Em 2007, o jornal passou por seu primeiro marco: a mudança de linha editorial. Desde seu início o OutrOlhar se intitulava “destinado a toda a comunidade viçosense”, mas, nos dois anos em que atuou como atividade facultativa, sofreu com a produção limitada e a distribuição apenas em alguns locais do campus universitário. Mediante isso, o público-alvo ao qual o jornal de destinaria foi afunilado para os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Viçosa.


O editor chefe do jornal, Joaquim Lannes fala sobre a escolha do público alvo do jornal.

 

Nessa perspectiva, o jornal passou a pautar matérias que poderiam servir de material didático e complementar aos professores em sala de aula. Para isso, a linguagem mudou e os redatores passaram a escrever mais livremente, de modo a se obter maior aproximação com o leitor.
Outra prática característica da produção do jornal também passou a ser realizada após a redefinição do público-alvo. Conforme os temas foram de adaptando aos estudantes leitores, visitas de pesquisa de opinião nas escolas do município passaram a ocorrer antes do início das produções semestrais. Dessas visitas, saem pautas de interesse genuíno do leitor que norteiam os temas das matérias tendo sempre em vista a ferramenta pedagógica que o jornal pretende ser.


O editor chefe do jornal, Joaquim Lannes fala sobre a importância de se conhecer o público alvo.

 

O OutrOlhar também possui em seu acervo edições especiais, produzidas com finalidades específicas. A primeira dessas edições foi publicada em dezembro de 2009, a pedido da então Diretoria de Vestibulares e Exames como forma de apresentar a UFV aos concorrentes do processo seletivo daquele ano, futuros calouros da instituição. Já em abril de 2010, saiu a edição OutrOlhar de Viçosa, dedicada exclusivamente à publicação de fotos produzidas pelos alunos da disciplina de “Fotografia” daquele ano. A edição posterior foi novamente destinada aos futuros estudantes da UFV, mas agora com foco nos cursos oferecidos pela instituição, com vistas a ajudar os leitores a escolherem a profissão. Em 2011, surgiu o OutrOlhar Edição Especial Esportes, que conta com a produção de uma edição anual, veiculada à disciplina de optativa “Jornalismo Esportivo”.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO OUTROLHAR: DA TEORIA À GRÁFICA

Logo nas primeiras aulas da disciplina de “Jornal Laboratório I”, os alunos têm o primeiro contato com as peculiaridades do texto jornalístico impresso, conceitos e noções práticas típicas desse tipo de atividade jornalística, como: pauta, modalidades de entrevista, apuração, adequação ao texto de jornal, questões gráficas, diagramação e até jargões próprios aos jornais impressos. Nessa parte, é fornecido o embasamento teórico, com aulas expositivas. Posteriormente, os alunos são submetidos a uma pesquisa de campo visando conhecer e ouvir o público leitor sobre assuntos de seu gosto, hábitos e temas de interesse.

Nessa fase, faz-se um mapeamento em todas as escolas em que o jornal é distribuído conversando e entrevistando os alunos a fim de compreender melhor o público-alvo – seu contexto social, hábitos de leitura, relação com os meios de comunicação e recepção do OutrOlhar.  Após a pesquisa, são realizadas reuniões de pauta com toda a turma, que se divide em editorias. Hoje o jornal é dividido nas editorias Esporte, Ciência e Tecnologia, Comportamento, Vida e Saúde, Educação, Cidade, Meio Ambiente, Opinião e Cultura. Cada grupo elabora entre duas e três pautas de acordo com sua editoria e leva para a sala de aula, para a turma e o professor discutirem os temas.

O critério de seleção das pautas se baseia na qualidade do tema, a qualidade de detalhamentos prospectados nas apurações, a qualidade da redação final, a aplicação das regras do Manual de Redação e Estilo do OutrOlhar e a disponibilidade de espaço nas páginas diagramadas.

Depois das Reuniões de Pauta, os alunos partem para campo visando à apuração das reportagens e à captação das fotografias que serão utilizadas na edição, tendo a oportunidade de lidar com as mais variadas fontes, prática que é estimulada dada a versatilidade do jornal.  Apresentadas as matérias redigidas e já corrigidas pelo professor, os grupos preparam a editoração gráfica da página de sua editoria. Toda escolha de títulos, fotografias, legendas, boxes, olhos-vivos, artes e edição de fotografias é feita pelos alunos sob orientação e auxílio do professor e do monitor da disciplina.

Finda a diagramação final, o jornal é então mandado à gráfica da Universidade e sua tiragem será então distribuída gratuitamente nas escolas municipais, estaduais e particulares de Viçosa, além de bancas de jornais e pelo campus da UFV.

Na disciplina de “Jornal Laboratório II” o mesmo processo era estabelecido, porém com maior rigor avaliativo, exigindo maior qualidade e empenho em todas as fases de produção do jornal.
Em 2017, a grade disciplinar do curso de Jornalismo da UFV passou por uma reformulação. A partir de então é oferecida apenas uma disciplina de jornal-laboratório, onde serão produzidas três edições do OutrOlhar em um semestre, e não mais dois por semestre divididos em duas disciplinas.