Bastidores 2018-06-13T06:09:36+00:00

BASTIDORES

Já parou para pensar por todos os processos que o jornal passa até chegar em você? Nessa página você irá conferir todos os estágios pelo qual o jornal passa para ser produzido. No vídeo abaixo você confere como funciona o processo de impressão.

/div>

Para que você leitor tenha uma ideia da complexidade que é a parte redacional de se produzir um jornal laboratório, seguem algumas fotos que registram as atividades mais importantes desenvolvidas por nossos estudantes de Jornalismo na confecção de uma edição elaborada especialmente para você.

A visita aos colégios do Ensino Médio da cidade é a primeira etapa da produção. Ali, são distribuídos exemplares das edições do OutrOIhar e é mantido um diálogo com o público-alvo, no sentido de se captar gostos, anseios, hábitos, entre outros detalhes que se transformarão em ideias para serem pesquisadas e trabalhadas nas edições.

Todos os assuntos abordados em cada edição são sugeridos pelos próprios estudantes em uma Reunião de Pauta na presença de todos da turma. Nesta reunião, os temas sugeridos são avaliados, recebem sugestões e são aprovados para serem produzidos (Foto simulada)


O trabalho em redação tem diversas etapas a serem cumpridas, entre elas, a produção de textos, legendas, títulos, fotos, o copidesque (adequação do texto às normas jornalísticas), a diagramação da página a ser impressa, a revisão por editorias e a revisão final por integrantes da turma (Foto simulada)

A reportagem prevê, além de uma pesquisa prévia, as entrevistas de campo, sempre acompanhadas pelos repórteres, produtores e repórteres fotográficos, que prospectam todo tipo de informações que serão utilizadas nas publicações com detalhes sobre assuntos de interesse do nosso púbico leitor (Reprodução)


A verificação Final da matéria já paginada e devidamente corrigida é acompanhada pelos alunos, antes de seguir para a gráfica. Nessa etapa, são feitas as correções finais, explicadas as necessidades de alterações apresentadas pelos estudantes e acompanhadas pelo monitor, sob a supervisão do professor da disciplina.


Os próprios estudantes levam os jornais para as escolas. Distribuem o maior número de exemplares possíveis, trocam novas ideias com os leitores, ouvem as críticas e elogios, e anotam informações que ajudarão a produzir futuras edições.