domingo, maio 19

Conheça a trajetória do Arteria Trio

O Arteria Trio surgiu no ano de 2013, em Viçosa, a partir da vontade de três músicos viçosenses, Pedro Ezequiel, Amauri Rocha e Nilton Santiago de tocar um som que fizesse referência aos clássicos do jazz, blues, rock dos anos 70 e MPB. Tudo isso em interpretações autênticas, permeadas com releituras nos vocais, nos solos e arranjos originais com muito balanço e energia.

O trio vem conquistando um público cada vez mais diverso ao apresentar seu repertório de músicas autorais em festivais locais e outras cidades como Araxá -MG, Canta Galo – RJ e Vargem Bonita-MG.

Conheça o Trio:

A criação do trio

“Fazer um som” em aniversários e encontros entre amigos era apenas uma desculpa para Pedro, Amauri e Nilton unirem suas afinidades e experiências musicais. O que começou como uma reunião de amigos, foi ficando cada vez mais sério, sendo necessária a escolha de um nome para formalizar esses encontros que estavam se tornando cada vez mais profissionais.

Inicialmente, o trio adotou o nome PAN, junção das iniciais dos respectivos integrantes, numa maneira de trazer as particularidades de cada um. “Aquele famoso, juntar o útil ao agradável, escolhemos o nome PAN. A gente começou a ser convidado para tocar em alguns eventos particulares, mas não tinha um nome, e foi aí que de repente se tornou o nome do trio. Nada criativo, né?” conta Pedro Ezequiel.

Amauri Rocha explica que, “como às vezes o PAN não soava bem, pedimos licença à cooperativa e colocamos o nome no trio. Depois disso, descobrimos várias vertentes culturais com o nome de Arteria”

Cooperativa Arteria

O Arteria Trio, segundo os integrantes, faz referência à Cooperativa Arteria (Cooperativa de Trabalho de Artistas, Produtores Culturais e Técnicos do Setor Cultural de Minas Gerais), da qual todos os três fazem parte.

Criada em 2017, a Cooperativa Arteria é formada por artistas, técnicos e produtores de Viçosa. Sua criação foi motivada pela necessidade de formalizar e profissionalizar a atuação de artistas e produtores culturais junto ao mercado. Atualmente, o foco da inciativa tem sido facilitar o acesso a projetos culturais fomentados para o terceiro setor.

Imagem: Arquivo Arteria Trio

Trajetória

Desde sua formação, em 2013, o trio não parou mais. O trio viçosense já se apresentou em várias cidades da Zona da Mata mineira, no Alto Paranaíba de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e também em Belo Horizonte. Além disso, já tiveram a oportunidade de abrir os shows de João Bosco, Whitney Shay e Zeca Baleiro.

Com quase uma década de formação, o trio participou de duas edições do FestNatal Araxá, algumas edições do ViJazz & Blues Festival em Viçosa, da Série Musical em Bocaina de Minas e Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa e no distrito de Muriaé, Pirapanema.

O trio também não abre mão de se apresentar em shows mais intimistas como em congressos, eventos particulares e casas noturnas da cidade e região.

Recentemente, o trio participou do álbum “Long Play” de Amauri Motta Rocha e convidados, referente aos 55 anos de idade do compositor.

No trabalho, o Arteria Trio toca em todas as músicas e protagoniza o clipe da música “Eu Queria Te Benjar”. O vídeo é resultado do encontro que fizeram em fevereiro de 2021 durante as gravações para primeira live do trio.

Onde encontrar o Arteria Trio

As composições e produções do grupo estão disponíveis no YouTube. No Instagram, é possível acompanhar a agenda e o dia a dia do trio.