domingo, maio 19

A produção de bailes e videoclipes de funk no bairro Bom Jesus

Com o objetivo de proporcionar eventos de integração musical, o Conscientiza BJ, projeto que organiza ações sociocomunitárias em Viçosa, já promoveu diversos eventos de bailes funk no bairro Bom Jesus. Os bailes ocorreram entre o final de 2018 e setembro de 2020 e inspiraram a produção de videoclipes de funk consciente por jovens da região a partir de 2019, dando origem ao Canal Conscientiza BJ Filmes.

Segundo Thiago Nunes, secretário do projeto e Presidente do Bairro Bom Jesus, as iniciativas têm o intuito de dar projeção e visibilidade aos jovens talentos da comunidade.

Em seu blog, a assessoria de comunicação do Conscientiza BJ afirma que as ações ocorrem para que “as pessoas de fora entendam que nós temos futuros brilhantes em nossas mãos, e são simplesmente deixados de lado pelo governo” e completa: “ A nossa missão é enaltecer a população em geral, do nosso bairro e de bairros adjacentes, para melhorar a auto estima da comunidade, e principalmente, mostrar para as pessoas de fora que existem pessoas maravilhosas e talentosas em nosso bairro.”

Conheça alguns dos videoclipes produzidos pelo Canal Conscientiza BJ  Filmes:

Mister fia e Mc Marlim da GM – Até Beira mar Deus pode regenerar (CLIPE OFICIAL)
MC MARLIN DA GM – PENSANDO NA VIDA (VIDEO CLIPE ) Funk Antigo
Mister R – Realidade – Historia de Gabriel Jesus ( PROD DJ NEGO)

Arrecadação de bailes ajudou o projeto a adquirir uma ambulância para o Bairro em 2020

Contando com o apoio de mais de 70 voluntários, entre artistas e organizadores voluntário, além de suporte estrutural da Secretaria de Cultura de Viçosa, o Conscientiza BJ promoveu um baile funk de viés beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para a aquisição de uma ambulância para atender aos bairros envolvidos pelo projeto.

O evento, que ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2020, reuniu mais de 4 mil pessoas, segundo a secretaria do projeto. Thiago Nunes, secretário do projeto e Presidente do Bairro Bom Jesus, afirma que os primeiros eventos trouxeram bons retornos, mas que ficou impressionado com os valores arrecadados nesta edição: “Com a arrecadação dos primeiros bailes, foram comprados equipamentos esportivos para as crianças. Em outros momentos, pedimos a doação de alimentos, que foram entregues para os moradores. Mas o baile alcançou uma projeção que nós não imaginávamos. Nossa expectativa era de comprar a ambulância em três meses, mas, com esse baile, conseguimos comprar a ambulância que, na época, se não me engano, custou 35 mil reais. A gente não acreditou naquilo que aconteceu.”

As ações sociocomunitárias do projeto Conscientiza BJ

Além dos bailes, o projeto Conscientiza BJ desenvolve ações que têm o objetivo de despertar nos moradores da região a cultura da responsabilidade e integração social, por meio de ações comunitárias que possam melhorar a qualidade de vida da população. Apesar das iniciais BJ fazerem referência ao Bairro Bom Jesus, as ações desta instituição popular abarcam os vizinhos Bela Vista, Estrelas e Sagrada Família.

Segundo Thiago Nunes, o projeto atualmente abarca demandas de esporte, cultura, lazer e saúde para diferentes faixas etárias. As crianças de 7 a 14 anos contam com aulas de jiu-jitsu, muay thai, futsal e acompanhamento psicológico. A profissionalização tem centralidade para os adultos, que têm à disposição cursos como design de sobrancelhas e cabeleireiro. Ademais, toda a comunidade tem acesso às aulas de zumba, ministrada por uma estudante do curso de dança da Universidade Federal de Viçosa.