Você está visualizando atualmente Redação analisa | Tudo o que você precisa saber sobre o mais novo filme dos Jogos Vorazes

Redação analisa | Tudo o que você precisa saber sobre o mais novo filme dos Jogos Vorazes

Revisite Panem em A cantiga de pássaros e serpentes e participe novamente dos Jogos Vorazes, com uma nova arena, novos personagens e novos horrores. E que a sorte esteja sempre ao seu favor.

O ano era 2012 e todos éramos surpreendidos nas salas de cinema com o mais novo gênero de filmes que viria para conquistar toda uma geração, o gênero distópico. Marcado por um cenário futurista, pós apocalíptico e personagens corajosos que lutavam contra um sistema opressor, esse estilo de filme ficou em alta durante os anos 2010, e marcou o público da época com sua estética e enredos cativantes.

Uma das figuras principais dessa “era” foi, sem dúvida alguma, a franquia dos Jogos Vorazes, que ao longo de 4 anos coletou milhares de fãs e se tornou um fenômeno mundial. O longa, além de trazer às telas de cinema uma história envolvente, abordou temáticas políticas e sociais de extrema relevância, criando uma narrativa análoga à realidade do nosso século, que idolatra o consumismo e fama, se deixando levar por uma ilusão midiática e por políticas que favorecem apenas aqueles em posições de poder.

Durante 4 filmes, o público pôde acompanhar a jornada de Katniss, Peeta e seus companheiros em uma luta incessante contra esse sistema corrupto e cruel. No final de tudo, os fãs, junto com os personagens, sofreram com cada arena, choraram com cada morte e, mais que tudo, todos odiamos o Presidente Snow.

E é justamente sobre ele que nós falaremos hoje.

Para quem achou que a história de Panem acabava por aí, é o meu prazer informar-lhes que esse enredo tem muito mais a ser explorado, e é exatamente isso que Suzanne Collins, autora da obra, faz em A cantiga dos pássaros e das serpentes, que será adaptado em um longa metragem, chegando aos cinemas do mundo todo este ano.

Reprodução: Internet

Do que se trata o longa?

A cantiga dos pássaros e das serpentes atua como uma prequel do universo de Jogos Vorazes que conhecemos, se passando 64 anos do primeiro filme da franquia. A história aborda as origens do Presidente Snow, revelando ao público sua origem, o início dos jogos e a ascensão do jovem Coriolanus ao poder.

Durante o longa, será possível acompanhar Snow que, devido às consequências da guerra, se encontra à beira da falência financeira e está disposto a superar qualquer desafio para ajudar a família que lhe resta.  Tendo em vista suas condições, é convidado para atuar como mentor na 10ª edição dos Jogos Vorazes, na qual ele irá conhecer e mentorear Lucy Gray Baird, uma jovem talentosa do distrito 12 com a qual ele desenvolverá um vínculo surpreendente.

É por meio dessa história que entendemos a origem da crueldade do Presidente Snow da 74ª edição dos jogos e como o seu vínculo com o Distrito 12 vai muito além de seu primeiro encontro com Katniss Everdeen. 

Reprodução: Internet

Qual é a diferença entre “A cantiga dos pássaros e das serpentes” e o universo original dos Jogos Vorazes ?

Como já foi mencionado anteriormente, ambas as histórias ocorrem com um intervalo de 64 anos, ou seja, muita coisa é diferente.  Em  A cantiga dos pássaros e das serpentes é possível conhecer uma Panem ainda destruída pela guerra que deu origem aos Jogos Vorazes, apesar da “estabilidade” política, nos deparamos com um cenário destruído e menos tecnológico do que somos apresentados na trilogia original. A capital está sendo reconstruída e os distritos ainda sofrem com os efeitos dos Dias Sombrios.

Além disso, grande parte do enredo tem como foco a 10ª edição dos Jogos Vorazes que, como muitos podem imaginar, é bem diferente daquele que já conhecemos. Através dessa prequel podemos entender melhor o porquê do surgimento dos jogos e como ele se tornou uma atração tão popular e capitalizada em Panem. Através de cada capítulo, é possível traçar paralelos entre ambas as histórias e melhor compreender as motivações para diversos aspectos, tanto dos jogos em si, quanto de aspectos pessoais dos personagens.

Reprodução: Internet

Quem faz parte do elenco?

Assim como os filmes originais, A cantiga dos pássaros e das serpentes conta com um elenco de atores extremamente talentosos. Tom Blyth irá assumir o papel principal do longa e interpretar o jovem Coriolanus Snow, que fora anteriormente interpretado por Donald Sutherland em 2012. Blyth é um ator inglês que vem ganhando destaque nos últimos anos ao participar de projetos como Billy the Kid, Benediction e A idade Dourada.

Rachel Zegler é a segunda adição ao elenco e irá interpretar a jovem e talentosa tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird. Foi graças ao seu talento musical demonstrado no longa Amor, Sublime amor lançado em 2021 por Steven Spielberg que Zegler foi convidada a assumir o papel de Lucy. 

Juntando-se a eles, teremos também a atriz americana, Hunter Schafer. Conhecida pela sua atuação como Jules na série Euphoria, Schafer irá interpretar uma personagem a qual fomos apresentados em Jogos Vorazes: A Esperança parte 2, Tigris. Será possível conhecer uma versão mais jovem e esperançosa de Tigris, apaixonada pela moda e dedicada a sua família, antes de ser rejeitada pela capital e por seu próprio primo, Coriolanus Snow.

Além disso, o premiado Peter Dinklage participará do longa no papel de Dean Casca Highbottom, criador dos Jogos Vorazes, personagem misterioso, amargurado e com um passado sombrio. Dinklage é mais conhecido por seu papel como Tyrion Lannister em Jogo de Tronos, além de participar de diferentes filmes da Marvel como Vingadores: Guerra Infinita e X-Men: Dias de um futuro esquecido.

O elenco conta com mais de um ator premiado, a atriz Viola Davis, que conta com um Oscar, um Emmy, dois Tonys e um Grammy no seu currículo irá interpretar a vilã do longa, a dra. Volumnia Gaul, organizadora da 10ª edição dos Jogos Vorazes. O papel interpretado por Viola Davis é de grande peso para a história tendo em vista a influência que ela exerce, não apenas nos jogos em si, mas no próprio Snow, que ainda está sendo guiado e moldado em sua jornada. A personagem traz à narrativa um caráter mais sombrio e insano, depositando toda sua crueldade na arena e na maneira como guia os mentores dos jogos.

O filme terá uma continuação?

Não. Até o momento, tendo em vista que é baseado no livro de mesmo nome, o diretor Francis Lawrence revelou que não existem planos para realizar uma sequência e que o filme atua de forma independente. Em uma entrevista com o Collider Lawrence disse:

Não. No momento, é um único filme independente que ocorre 64 anos antes do primeiro filme da série original. É focado em Coriolanus Snow, o personagem de Donald Sutherland, quando jovem. Quero dizer, honestamente, a menos que Suzanne escreva outro, é autônomo. Nós o fizemos como um filme independente. Não o dividimos. É um filme longo.

Reprodução: Internet

Quando será lançado nos cinemas?

A previsão de estreia do filme é para o dia 23 de Novembro de 2023.

Já existe um trailer para filme?

Sim! Confira abaixo o trailer: 

Veja também:

Redação Analisa | Barbie, o que sabemos sobre o filme mais aguardado do ano

TOP 5 filmes baseados em livros

Crítica | Morte Morte Morte

Comentários