Em 14 de agosto do ano de 2010, foi criada a Sala Mendeleev com o intuito de disseminar a ciência de modo geral para fazer com que este campo alcance outras partes da sociedade além da acadêmica. A partir daí, foi possível, também, tornar mais visível e mais compreensível a Tabela Periódica. O projeto recebeu esse nome se inspirando no grande químico e cientista Dimitri Mendeleev (1804 – 1907).
No início do projeto, a sala se localizava na Vila Gianetti e hoje se encontra no prédio das licenciaturas no campus da Universidade Federal de Viçosa. Nesta sala, há uma tabela periódica em tamanho ampliado, o Tabelão, que contém a maioria dos elementos químicos, sendo possível até manusear alguns, promovendo assim uma maior interação entre os estudantes e o campo científico.
A estudante do curso de Licenciatura em Química e bolsista deste projeto, Jéssyka Soares, conta um pouco mais sobre este espaço. “Além do Tabelão, existe a tabelinha e o experimento que consiste em fazer uma reação de metais alcalinos e alcalinos terrosos em água, especificamente lítio, sódio, potássio e magnésio”
Jéssyka ainda explica que este experimento ajuda a perceber as propriedades periódicas de cada elemento. E que em todas as etapas da visita, as pessoas podem manipular amostras estáveis dos elementos químicos e ver como eles funcionam na teoria e na prática.
A Sala Mendeleev recebe visitas de todos os públicos, mas, principalmente, de alunos e alunas do ensino fundamental e do ensino médio de diferentes escolas, sendo estas públicas e privadas. “Todos os setores da sociedade podem visitar a Sala Mendeleev, desde o meio acadêmico até pessoas fora dele”, afirma Jéssyca.
A estudante Bianca Vilela Coelho teve a oportunidade de visitar a Sala quando cursava o primeiro ano do ensino médio em um colégio particular e contou o quanto esta experiência aprimorou os seus estudos. “Foi uma experiência que agregou muito ao meu conhecimento, pois, penso que principalmente alunos do ensino fundamental e médio têm necessidade de ter conhecimento prático sobre os assuntos discutidos em sala”
São relatos assim que nos fazem perceber a importância da difusão do conhecimento acadêmico, permitindo que a ciência e a química se tornem acessíveis às pessoas, promovendo assim, uma maior democratização do conhecimento. Ou seja, faz com que o meio científico ultrapasse os limites do campus universitária e alcance as outras localidades da sociedade.
Deixar Um Comentário
Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/jorna718/public_html/focca/wp-includes/formatting.php on line 4819
Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/jorna718/public_html/focca/wp-includes/formatting.php on line 4819
Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/jorna718/public_html/focca/wp-includes/formatting.php on line 4819