SPRING     BREAK

~ VIÇOSA ~

Conheça o principal festival de música da microrregião de Viçosa através da perspectiva de Lucas Marilton, produtor do evento desde sua primeira edição.

SPRING BREAK

2014

~ ABOUT YESTERDAY  ~

A tinta colorida foi feita pelos próprios produtores, o que resultou em uma tinta quase branca.

SPRING BREAK

2015

~ EXTREME EDITION ~

A festa foi realizada no espaço Multishow, um lugar que cabia entre 8 a 9 mil pessoas, utilizado apenas para sediar eventos já consolidados na cidade.

SPRING BREAK

2016

~ DISCOVERY ~

Uma crise hídrica afetou a cidade de Viçosa e toda a população. Esse cenário impactou, também, na realização do evento na cidade. Apesar do prejuízo de cerca de 60 mil reais, a festa continuou de pé, sendo realizada em Teixeiras.

SPRING BREAK

2017

~ FRIENDSHIP~

Foi um marco importante para o evento, segundo o produtor. O sucesso da primeira edição no Silvestre foi resultado de experiência e  muito trabalho. 

SPRING BREAK

2018

~ CHALLENGE ~

Foi a segunda edição realizada no Espaço Silvestre. “A gente acertou em 2017 e aprimorou em 2018” - Lucas Marilton

SPRING BREAK

2019

~ VAPORWAVE ~

No último ano antes da pandemia, a desorganização atrapalhou a experiência do público com o evento.  A organização tentou colocar 9 mil pessoas em um local que comportava 7 mil e teve de fazer um pedido público de desculpas.

SPRING BREAK

2022

~ REBORN ~

Após os problemas de 2019 e dois anos sem Spring, devido a pandemia, os organizadores planejavam um evento menor. Mas com a contratação de uma artista que logo entrou em ascensão os planos foram mudados...

SPRING BREAK

2022

~ REBORN ~

Luisa Sonza fez com que a festa tivesse que mudar de espaço, indo para um estacionamento - que virou o Pereira Hall -, para acomodar um público de 12 mil pessoas.

2022 consolidou a Spring Break como a principal festa de Viçosa e região.

SPRING BREAK

2023

~ FESTIVAL ~

Foi adotado o formato de festival, com atrações para todos os gostos: “A gente tem uma voz forte que fala sobre o racismo, a gente tem pessoas, como a Valesca e a Lexa, que atingem o público LGBTQIA+, tem funk, tem um espaço para rave. A festa tem tudo” - Lucas Marilton

Curiosidades

O nome vem da semana de saco cheio, que é chamada dessa forma na Europa e nos Estados Unidos. E como a primeira edição foi realizada em outubro após essa data, o nome pegou.

Mas por que Spring Break?

Curiosidades

O clima da festa também contribui para a Spring se tornar o que é hoje. O horário, os trajes do festival e o custo acessível (comparado a outros festivais com atrações grandes) são os principais diferenciais para se criar a energia que existe na festa.

O futuro

Isso nem mesmo os produtores sabem ao certo. A decisão de manter o pó colorido - que possibilitou a festa virar o que é -, ou tirar e torná-la um festival - que agrada grande parte do público -, é complexa e pode mudar completamente o futuro da Spring Break Viçosa. 

Textos e produção de WebStories:

Fonte:

Beatriz Carnelós Gabriella Claro Kamily Nogueira Samara Ramos Tiago Bueno

Lucas Marilton

Vídeos e imagens:

Acervo Spring Break