PÔR DO SAMBA

Linha branca
Linha branca

QUANDO A UNIÃO ENTRE DUAS REPÚBLICAS FEZ NASCER O MAIOR EVENTO DE SAMBA DE VIÇOSA-MG;

SOBRE O EVENTO

Linha branca

O PÔR-DO-SAMBA TEVE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO IDEALIZADA PELA REPÚBLICA INTERDITADOS EM 2018, COM O DESEJO DE INOVAR E VOLTAR À TRADIÇÃO DE EVENTOS DENTRO DA REPÚBLICA. REALIZADA DE FORMA INDEPENDENTE E AUTÔNOMA, A FESTA INICIOU COM UM PÚBLICO DE 180 PESSOAS, E ATUALMENTE CONTA COM MAIS DE 600 COMPRADORES!

ORGANIZAÇÃO

Linha branca

DESDE 2022, A PARCERIA ENTRE AS REPÚBLICAS INTERDITADOS E PORTÃO DOS FUNDOS É CADA VEZ MAIS FORTE. MAIS DO QUE VIZINHAS DE RUA, ELAS SE TORNARAM ALIADAS NA MISSÃO DE VALORIZAR O SAMBA, FORTALECER A CULTURA UNIVERSITÁRIA E CRIAR UM ESPAÇO ONDE A MÚSICA, A COLETIVIDADE E A TRADIÇÃO CAMINHAM LADO A LADO.

TRADIÇÃO

Linha branca

ESSA UNIÃO SE RENOVA COM NOVAS GERAÇÕES DE MORADORES, MANTENDO VIVA A ESSÊNCIA DO EVENTO: FEITO POR ESTUDANTES, COM IDENTIDADE PRÓPRIA E RAÍZES PROFUNDAS NA VIDA EM REPÚBLICA.

PRODUÇÃO

Linha branca

NO ÁUDIO, DAVI PINHO — EX-MORADOR DA INTERDITADOS E EX-PRODUTOR DO EVENTO —FALA SOBRE A EVOLUÇÃO DO PÔR DO SAMBA. ELE DESTACA AS MUDANÇAS A PARTIR DE 2022 E 2023 E COMO A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS MORADORES DAS REPÚBLICAS IMPULSIONOU A QUALIDADE E O CRESCIMENTO DO EVENTO.

ESCOLHA DOS ARTISTAS

Linha branca

DESDE 2022, LUCAS VICTÓRIO –– MORADOR DA PORTÃO –– TEM SIDO O RESPONSÁVEL PELA CURADORIA MUSICAL DO PÔR DO SAMBA. COM A MÚSICA PRESENTE EM SUA VIDA — E UM TALENTO INQUESTIONÁVEL NO PANDEIRO — ELE SEMPRE BUSCOU ELEVAR O NÍVEL ARTÍSTICO DO EVENTO, ESCOLHENDO ATRAÇÕES QUE TRADUZEM A ESSÊNCIA DO SAMBA E CONTRIBUAM PARA O CRESCIMENTO DO PROJETO A CADA EDIÇÃO.

ARTISTAS LOCAIS

Linha branca

MANTENDO VIVA A TRADIÇÃO DA MÚSICA POPULAR EM VIÇOSA, OS ARTISTAS SELECIONADOS PARA ESSE EVENTO LEVAM ENTRETENIMENTO, IDENTIDADE, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA CULTURAL. VALORIZAR OS MÚSICOS LOCAIS É RECONHECER O PAPEL FUNDAMENTAL QUE ELES DESEMPENHAM NA PRESERVAÇÃO E REINVENÇÃO DESSAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS.

BIA DIAS

Linha branca

O NOME QUE MARCOU PRESENÇA EM TODAS AS EDIÇÕES DO PÔR DO SAMBA. BIA DIAS, LEVA O MELHOR DO PAGODE E DO SAMBA PARA O EVENTO, SEMPRE COM UM REPERTÓRIO RENOVADO, SURPREENDENTE E CHEIO DE ENERGIA. É UMA PRESENÇA QUE CATIVE O PÚBLICO E CHAMA A ATENÇÃO POR ONDE CANTA.

SOCIAL DO SAMBA

Linha branca

COM O CLÁSSICO DO SAMBA, A BANDA FEZ UMA APRESENTAÇÃO MARCANTE EM 2022. O GRUPO É UMA DAS GRANDES REFERÊNCIAS MUSICAIS EM VIÇOSA, SENDO CONHECIDOS POR SEU ESTILO DESCONTRAÍDO E POR PROMOVER A ALEGRIA ATRAVÉS DA MÚSICA, GARANTINDO PARA O EVENTO EXATAMENTE AQUILO QUE É PROPOSTO.

DJ FEIJAO

Linha branca

A FESTA POSSUI FOCO NO PAGODE E NO SAMBA, CONTUDO A EDIÇÃO DE 2024 TROUXE O DIFERENCIAL COM O SET DO DJ FEIJÃO NO PÔR DO SAMBA. COM UMA MISTURA ENVOLVENTE DE GROOVE, BRASILIDADES, R&B E SOUL, ELE MOSTROU QUE O EVENTO TAMBÉM É ESPAÇO PARA NOVAS SONORIDADES — E CONQUISTOU O PÚBLICO COM AUTENTICIDADE E ESTILO.

CONCLUSÃ0

Linha branca

PARA QUEM CURTE UM PAGODE E UM SAMBA, O PÔR DO SAMBA É A FESTA IDEAL. TRAZENDO UM MISTO DE EMOÇÕES PARA QUEM PRODUZ E PARA QUEM PARTICIPA, O EVENTO TRAZ CONSIGO UMA ALEGRIA IMENSA ATRAVÉS DA MÚSICA, DA BEBIDA E DA ENERGIA DE QUEM ESTÁ PRESENTE.

FICHA TÉCNICA

Linha branca

PRODUÇÃO: ANA CLARA ARAÚJO, LUIZ FERNANDO REIS E CAIO PEREIRA; FONTES: DAVI PINHO E LUCAS VICTÓRIO; MÍDIAS: ACERVO PÔR DO SAMBA. ORIENTAÇÃO: PROF. HENRIQUE MAZETTI