Você está visualizando atualmente Hunters é a mistura de gêneros que você não sabia que precisava

Hunters é a mistura de gêneros que você não sabia que precisava

Além do Al Pacino matando nazistas, quais são os outros motivos para assistir a série que dividiu tantas opiniões?

Criada por David Weil em uma produção original Amazon, Hunters se passa em Nova York no ano de 1977 e acompanha verdadeiros “caçadores de nazistas”. O grupo, formado principalmente por judeus, resolve buscar justiça e vingança com as próprias mãos após descobrirem que existiam nazistas vivendo livremente nos EUA. Ao longo dos episódios, os personagens se deparam com a descoberta de que um Quarto Reich seria implantado no país e que os planos nazistas eram muito maiores do que eles imaginavam.

A temática da série em si já é um forte argumento do porquê você deveria assisti-la: dez episódios de judeus matando nazistas. No entanto, esse não é o único atrativo da produção. Divisora de fortes opiniões, Hunters faz uma mistura entre terror, suspense, quadrinhos, Segunda Guerra Mundial, drama e romance. Veja a seguir 3 motivos para você assistir a série que vão te conquistar.

  • Elenco

A série ganha pelo menos metade de seus espectadores ao apresentar ninguém mais ninguém menos que Al Pacino interpretando Meyer Offerman, filantropo polonês judeu capturado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, líder dos hunters e um dos principais elos da trama. Além dessa participação inédita no universo das séries, Hunters traz outros grandes nomes como Logan Lerman (de Percy Jackson), que dá vida ao principal personagem Jonah Heidelbaum, jovem que toma o lugar de sua avó no grupo de caçadores e vive o dilema moral da série sobre ser mau para combater o mal.

Quem se torna responsável por mostrar para Jonah o outro lado desse dilema, acreditando que existe um jeito certo de lidar com o mal é Millie Morris, agente do FBI que se depara com os caçadores e com o Quarto Reich ao investigar um caso de assassinato. Interpretada por Jerrika Hinton, Millie, mulher negra lésbica trabalhando dentro de um dos mais respeitados órgãos governamentais estadunidenses – completamente dominado por homens brancos – durante os anos 70, traz à produção um arco secundário muito interessante, com suas próprias lutas e crenças que enriquecem o grande dilema central vivido pelos personagens com uma diferente perspectiva. Outra figura que traz um arco que conquista é Travis Leich, interpretado por Greg Austin, um americano neonazista, com fortes caraterísticas psicopatas, que se alia ao Quarto Reich e surpreende o espectador por seu carisma sombrio, brutalidade e devoção ao sistema.

Por fim, competindo com Jerrika pelo posto de minha interpretação favorita nessa série, Saul Rubinek e Carol Kane, como Murray e Mindy Markowitz, respectivamente. Pessoalmente, os personagens mais carismáticos, complexos, bem interpretados e os meus favoritos da trama, Murray e Mindy são judeus sobreviventes do holocausto e membros vitais do grupo de caçadores, sendo responsáveis pela parte de eletrônicos, códigos e sinais.

O elenco dessa produção realmente merece uma atenção especial. Com personagens excêntricos e que trazem bastante bagagem emocional, Hunters soube explorar bem as qualidades de cada ator e se preocupou em dar uma história secundária, mesmo que pequena e não muito aprofundada, para cada um desses personagens.

  • Trama que mistura elementos reais e imaginários

Operação Paperclip foi o nome dado à um projeto secreto do governo estado-unidense que recrutou cientistas nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial. Médicos, químicos e físicos especializados em foguetes, armas químicas e eletro-gravitação estavam entre os estimados 1,6 mil cientistas que trabalharam para a Alemanha de Hitler – entre eles Wernher Von Braun, famoso por seu pioneirismo em viagens espaciais e pelo desenvolvimento da nave Saturno V usada na missão Apollo 11 –  e foram acolhidos e empregados pelo governo e reinseridos na sociedade norte americana, com passagem paga e proteção judicial garantida.

Essa foi a operação em que a série inspirou toda a sua trama central. Citada algumas vezes durante os episódios, a Operação Paperclip é extremamente secreta até os dias atuais e não se sabe muito sobre seus detalhes, por isso, mesmo que ela tenha sido a base de criação, grande parte dos detalhes que a circundam na produção foram inventadas pelos criadores.

Além disso, referências à Segunda Guerra Mundial, ao holocausto e ao regime nazista alemão de Hitler – bem óbvias considerando seu tema – também são feitas ao longo dos episódios, com algumas cenas de flashbacks dos horrores dos campos de concentração vividos pelos personagens. No entanto, até mesmo essa temática traz um pouco do imaginário dos criadores, incluindo uma das cenas mais polêmicas e viscerais da série, a partida de xadrez humano realizado pelos guardas nazistas.

As referências aos quadrinhos e aos super heróis são incontáveis, desde a estética dos hunters até os gostos de Jonah e seu dilema moral sobre fazer o necessário para conseguir vingança em nome dos “injustiçados”. Outra estética bem explorada na série que flerta com os limites entre real e imaginário é a do exploitation, gênero de filmes do cinema apelativo dos anos 70 que são comumente sensacionalistas, com efeitos especiais exagerados, violência, sanguinolências, rebeliões e afins. A inspiração segue a mesma fonte de Quentin Tarantino em Bastardos Inglórios e Era Uma Vez…Hollywood, por exemplo.

  • Produção

Jordan Peele é outro nome de peso em Hunters. Produtor executivo da série, o estilo de Peele ficou muito conhecido e aclamado depois de sua direção em Corra!, que o rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original, juntamente com indicações para Melhor Filme e Melhor Diretor. Além disso, ele também foi responsável pela produção no filme Infiltrados na Klan, de Spike Lee, também indicado ao Oscar de Melhor Filme, e sua mais recente obra Nós, de 2019.

Famoso por suas produções de terror com comentários sociais e um humor sombrio, apesar de não ter dirigido nenhum dos episódios da primeira temporada, é possível ver a estética de Peele em alguns dos personagens, como Lonny Flash – interpretado por Josh Radnor, de How I Met Your Mother – que se torna característico ao longo da série pelo contraste entre seu marcante humor ácido e a frieza que demonstra nos momentos mais pesados da trama.

Hunters foi oficialmente confirmada para a segunda temporada em agosto de 2020, pela Amazon. Já estamos ansiosos!

Comentários