Você está visualizando atualmente Elite tem a fórmula do sucesso
Reprodução: internet

Elite tem a fórmula do sucesso

A série espanhola se mostra muito mais do que um simples drama adolescente ao instigar o público a tentar desvendar um assassinato

Elite estreou dia 5 de outubro de 2018 e prometia um cenário mais juvenil, mais voltado para a convivência de adolescentes ricos em uma escola de prestígio – lembrando as estruturas que fizeram sucesso com público adolescente no passado ao assemelhar-se com obras como  Gossip Girl Rebelde pela temática de jovens da alta sociedade na busca por seu papel no mundo. Porém, a produção surpreende ao apresentar um mistério ao público: algo aconteceu durante o desenrolar do enredo e só é apresentado no desenrolar dos capítulos, mostrando todos como possíveis culpados. A trama se ilustra por meio de flashbacks, mostrando as personagens em suas interações anteriores e posteriores ao evento investigado, não revelando quem foi assassinado inicialmente, mas dando dicas sutis ao longo do desenvolvimento das relações e problemáticas apresentadas.

O conteúdo apresentado é eufórico, ou seja, o retrato vívido da juventude em seus dramas, desejos e indecisões a respeito da própria identidade, trazendo para o público essa perspectiva de ver os personagens crescerem conforme a história avança, torcendo ou se indignando com os acontecimentos mostrados. A abordagem de temas presentes na modernidade é feita de forma, muitas vezes, impactante e alguns assuntos pouco falados ganham destaque, como a intolerância religiosa com pessoas muçulmanas e o despertar do feminismo dentro dessa cultura pela figura da personagem Nadia (Mina El Hammani). Por outro lado, talvez por esse entusiasmo característico de séries juvenis, algumas propostas de assuntos sejam abordados de forma mais superficial e menos influente para o público, como a convivência com o  vírus HIV e a gravidez na adolescência de determinada personagem. Porém, essa fluidez/rapidez em alguns momentos não se sobrepõe a grandiosidade da construção da obra, que cumpre seu objetivo de entreter o público alvo.

Tudo começa quando três jovens recebem bolsas de estudo de uma construtora, após sua escola sofrer desmoronamento por obras mal feitas, e sendo apresentados à uma nova realidade desconhecida por eles: a do colégio Las Ensinas, um lugar cheio de adolescentes ricos que acreditam poder controlar o mundo todo com o poder de suas famílias. Logo se envolvem em romances, confusões, dramas e aprendem uns com os outros.

É importante dizer que a segunda temporada estreou dia 6 de setembro e parece ótima também!