Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

História da LUVE: o órgão esportivo que representa a UFV desde 1962

Título: História da LUVE: o órgão esportivo que representa a UFV desde 1962

Autor: Gustavo Pires

Período: 2018-2

Orientador: Ricardo Duarte Gomes da Silva

Resumo: O livro-reportagem História da LUVE: o órgão esportivo que representa a UFV desde 1962 é um projeto experimental produzido como Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O livro apresenta a história da Associação Atlética Acadêmica LUVE por meio dos depoimentos daqueles que fizeram parte e/ou a apoiaram, de alguma forma. O objetivo é contar alguns aspectos envolvidos nos 56 anos da Associação utilizando o método de História Oral na perspectiva de José Carlos Sebe Bom Meihy e Verena Alberti. A partir da memória e vivências individuais dos envolvidos, utilizando como apoio documentos, jornais, fotos e demais objetos que comprovem e completem os depoimentos, objetiva-se contar a história resgatando memórias e registrando momentos esportivos vivenciados pelos universitários que participaram da LUVE. Para isso, utilizamos o formato de livro-reportagem, com embasamento teórico de autores como Eduardo Belo e Edvaldo Pereira Lima. São 16 capítulos, onde se aborda desde o contexto esportivo para sua criação até os dias atuais. Procedimentos metodológicos como pesquisa histórica, levantamento de fontes, entrevistas, produção de texto, diagramação e revisão foram adotados ao longo do trabalho.

Palavras-chave: livro-reportagem; LUVE; história

Next Post